domingo, 13 de janeiro de 2008

Friedrich August Kekulé von Stradonitz

Isto anda muito caótico!Eu com tanta coisa interessante para dizer e sem tempo para fazê-lo!(Não é verdade...já sabem que nunca tenho nada de interessante para dizer...e que arranjo sempre tempo para dizer as coisas desinteressantes!)
Este ano achei de natureza pragmática, levar as frequências a sério, e tenho passado muito tempo a reflectir sobre formuletas e coisas várias como as Isotérmicas de Langmuir e de Freundlich!(Não há nada mais bonito acreditem!)


A propósito, um dia destes tenho que abordar o assunto dos "cientistas-célebres-com-nomes-difíceis", pessoas essas que ficaram mais ou menos conhecidas por fórmulas e afins mais ou menos importantes mas que nunca chegaram a atingir o estrelato porque tinham nomes como Berzelius, Kjehdahl ou Döbenreiner. A minha sugestão era que tivessem adquirido nome artístico, para que a sua pessoa e a sua obra fosse dignamente relembrada nos anos vindouros!

Tenho a certeza que Schrödinger e a sua respectiva equação seria ainda mais popular, se ele na altura tivesse adquirido o nome artístico de "Zé Carlos".

Mas não...teimaram todos eles, caprichosamente, em se deixar estar, com os seus nomes compridos acabados em nitz e em riecht, e depois queixavam-se que, apesar dos saborosos rissóis de carne e dos presuntos que serviam à entrada, ninguém ia às suas palestras científicas, e que ninguém concordava com as suas teorias!

Hoje, as suas fórmulas são aquelas que são escritas erradamente nos exames, se tiverem a sorte de chegar a entrar no programa.

Mais!São postas de lado pelos estudantes, consideradas insignificantes e ficando sem lugar na memória da máquina gráfica.

São as teorias que serão dadas na última aula de um semestre, e escritas à mão com letra minúscula no fundo de uma transparência.

Deduções que os professores acharão rídiculas pedir aos seus estudantes para fazer!

Resumindo, equações que provocam diarreias!

E acho que a brincar e a rir (teoricamante falando) acabei por abordar o assunto dos "cientistas-célebres-com-nomes-díficeis". Não havendo portanto, necessidade de voltar a ele...nunca mais!


E de facto, as frequências estão a correr bem, até agora só confundi uma data, pensando que o exame se realizaria em 5 dias quando ele era no dia seguinte!

E apenas me esqueci de um utensílio para um exame, a máquina de calcular mais precisamente. Máquina essa que ia cheia de um valioso copianço, e que ficou por terra, em cima da minha secretária debaixo de uns papéis ranhosos.

Tirando isso, está tudo a correr maravilhosamente bem!

Acabei por me esquecer do que é que me trazia aqui...mas penso que por hoje já chega de dizer disparates!

Penso que posso afirmar com propriedade, como um pensamente final, que depois do que escrevi aqui, as minhas já pálidas esperanças de pertencer um dia à comunidade científica (isto é, arranjar emprego numa fábrica a analisar borracha de pneus) acabaram de se resumir a um radiante zero.

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh!!! não digas isso!!! No jumbo da Maia ha sp lugar pra mais um!!! loool ;)

bessu***

Nodjiii

Anónimo disse...

A Jo não fica no Jumbo da Maia! Vai para o Jumbo do Parque Nascente, sempre é mais educativo com aquela pronúncia das gentes de Gondomar e Rio Tinto...lolol

Bisou!!

J.T.

Anónimo disse...

Que tens contra as gentes de gondomar???????
aiii, vamos la ver!!!! loool

(isto à partida n faz sentido...lool mas...)

Nodjiii

Anónimo disse...

portantos k sim sr...é verdade quase k me confundias a mim tb com essas datas de exame:P Juanita... gostei imeeenso da tua homenagem ao sr Kekulé...até pq depois nem falaste nele...aí está exprimiste os meus sentimentos pelo sr ao máximo

bjinhos

Anónimo disse...

Menino Nodji, eu não tenho nada contra as gentes de Gondomar (agora contra os de Matosinhos!!) só digo que é mais educativo trabalhar no Jumbo do Parque Nascente!!!