quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ai minha Nossa Senhora!Me dê a mão!

Eu já sei que há muito louvor nas ideias irreverentes desses génios da publicidade, que criam esse mundo mágico que nos é apresentado a cada intervalo.

Só nós sabemos os sentimentos paradoxais em que eles nos deixam. Aquele sabor de surreal que nos atravessa o espírito entre aqueles 30 segundos em que, habituados ao racional, tentamos encontrar a explicação para o que estamos a ver no ecrã. Normalmente sem sucesso.

Eu, por meu lado, tento sempre aproveitar ao máximo os sentimentos de espanto e incredulidade que estes episódios me concedem.

Foi, por isso, com prazer que no outro dia liguei a televisão e apanhei um dos melhores golpes de publicidade dos últimos tempos.

Inicialmente não consegui compreender o que via. Presa na escuridão do pensamento e da razão, esses carrascos sempre preocupados no sentido das coisas. Mas depois de algumas tentativas, consegui alcançar um pouco da complexidade da ideia que nos é apresentada.



De ínicio apenas consegui ver duas pessoas que se debruçavam sobre complicações de origem auditiva e recebiam das mãos de uma senhora a resposta aos seus problemas na forma de um cd de Marco Paulo. Ideia genial essa, aliás. Nem sei como é que os peritos da área ainda não se tinham lembrado dessa. Acho inclusive uma vergonha. Andamos nós a mandar os nossos doentes para Cuba, tendo soluções e recursos como estes.

Mas para mim o melhor e a subtileza da publicidade está no clímax e final do episódio.

Ver o doce casal calmamente no carro, com os seus rostos calmos e confiantes, exactamente próprio de quem possui bons ecos auditivos. E vê-los logo de seguida, partir para a loucura da estrada com o próprio Marco Paulo, em grande plano, a cantar "Nossa Senhora" no banco de trás, foi uma surpresa de tal forma agradável que nem consigo exprimi-la adequadamente por palavras. O final, em que somos brindados com um singelo piscar-de-olhos de puro charme...Que dizer?!Absolutamente arrebatador.

Mas só depois de tudo isto. Depois de experimentar todos estes sentimentos de pasmo e admiração, é que finalmente percebi o propósito desta publicidade.

Quando beber não conduza.

Brilhante.


De qualquer forma, tenha cuidado. Além das alucinações que o álcool pode provocar, ouvir música a altos berros enquanto conduz também pode levar a acidentes. Isso e descobrir que leva atrás de si um indivíduo a cantar músicas sobre Nossa Senhora de Fátima. Uma coisa ou outra pode ser perigoso.

11 comentários:

Anónimo disse...
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Ska disse...

em termos de publicidade nada bate o cienciahoje.pt, que tem um banner do tamanho do mundo com o zezé camarinha!