segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pica Tumilho!!!

Estava eu hoje a usufruir da minha santa tarde e a fazer intervalos periódicos nuns esforços académicos pendentes (a tentar marrar para uma cadeira que me tem deixado bastante combalida**) quando achei que devia dar alguma emoção e adrenalina à minha tarde. Ora como realizar esta façanha?!Liguei para a TVI, para "As Tardes da Júlia" em busca de histórias de um alcoólico crónico, de um pervertido sexual com fetiche de meias até ao joelho, de uma dona-de-casa que descobriu o seu lugar no mundo e agora abriu o seu próprio negócio no ramo das fuselagens!

*combalida do verbo combalir é uma palavra que eu gosto!(Bem sei que não tem qualquer tipo de relevância mas achei de força didáctica mencionar o facto!)

* quer dizer...não me tem deixado assim tãoo combalida assim porque eu sei dar-me ao respeito e tenho lhe dado a distância necessária para não me imiscuir! (basicamente não tenho estudado a ponta de um corno!)


Mas é então que, contra todas as probabilidades, aparecem estes individuos...Pica Tumilho!!!"Agrícola Rock Band"




Uma banda oriunda de Miranda do Douro, cujas letras são cantadas em mirandês e onde são empregues expressões fruto das lidas agrícolas, como "bigorna "e "ambude".

Ensaiam no estábulo e têm como grande dinâmica inspiradora a lavoura.

Estive no site deles (com palha como fundo!) e retive a minha atenção na respectiva biografia!E passo a citar alguns excertos:

“Sabiam que o Inglês surgiu do Mirandês?Hai Luç!!! Yá hai luç ”

(q faz lembrar o tempo do verbo inglês “I Lose” que se prenuncia da mesma forma, mas que significa “já há luz”)" . Emílio Martins.

"Quando surgiu o primeiro espectáculo fora do planalto mirandês, onde o mirandês é uma língua “estrangeira” acontece uma cena caricata:
“-Quanto lhe dais a esses?- 50 Contos.- Comprais mas é uma vitela!”(Diálogo entre pai e filho pertencentes à comissão de festas local). "

"Para definir o espírito que esta na base da formação da banda, pode dizer-se que os Picä Tumilho “são um grupo que está para as sacholas e as forquilhas, como um grupo de rock industrial está para a utilização de sons de rebarbadeiras, berbequins ou outro tipo de máquinas”, como diz Emílio, o vocalista e líder do grupo. "

Um grande Avé para estes pais do Rock Mirandês!

Aqui fica um vídeo "caraoque" do seu grande hit, "Ai Que Cuchino!!".

http://www.picatumilho.com/

2 comentários:

subculture disse...

hey...isso gozar com a minha aparição na tvi é um pouco mau...mas pronto!!MORTE AOS PORCOS E ao rock mirandês,upsss.

Jo disse...

O porco é um animal bonito, rosinha e tal,tem um rabo engraçado e dá umas boas costoletas!!Por isso não compreendo esse geral preconceito contra o pobre animal!!
E dá bons presuntos!!