sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Humor negro


"Só há uma forma de humor verdadeiramente inventiva - a negro. Parente da ironia e da comédia macabra, o humor negro gosta de exaltar o lado obscuro da existência para que seja mais fácil aos seus destinatários, usufruirem de uma beleza mais completa do Mundo."


O conceito de humor negro foi introduzido pelo surrealista André Breton na primeira edição da sua Anthologie de l’humour noir (1940), em que se encontram reunidos textos de autores que vão de Swift a Sade, Kafka, Hans Arp, Salvador Dali e Benjamin Péret. No prefácio, Breton – influenciado pelas concepções de humor formuladas por Hegel e Freud – perspectiva o humor negro como uma “revolta superior do espírito”.



Fica aqui ainda, um excerto do filme "Dr. Strangelove", de Stanley Kubrick. Um ícone, senão o ícone do humor negro alguma vez usado em cinema.



Para mim, a melhor parte da minha psicose é o humor negro. Agora se me dão licença vou ver se mato uma velhinha antes de jantar a ver se me abre o apetite. O martini nunca me caiu muito bem antes das refeições!(Especialmente depois dos meus quatro últimos comas alcoólicos...)

Sem comentários: