sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Hino ao Idoso


Já toda a gente se apercebeu que estamos na altura das gripes e das constipações!

Por todo o lado que nos viramos há alguém a tossir, a espirrar e a rapar o ranho das superfícies das narinas!

E locais fechados são, como se sabe, os locais de excelência para a propagação do vírus!!

Nos lugares cimeiros estão claro, os transportes públicos!Não há certamente lugar mais propício para a transmissão do que quer que seja, do que os autocarros!!

E como conseguem estes meios de transporte tamanha façanha?
Exactamente, porque neles viajam assiduamente pessoas de terceira idade!

As pessoas de terceira idade já passaram por muita coisa nesta vida, já experienciaram muitas alegrias e muitos desgostos e como tal, já se encontram num nível de sabedoria muito superior à nossa!Logo, as regras de higiene pública que para nós poderão ser uma prioridade, para eles nada significa comparado com as grandes questões da osteoporose e do tempo "fresquinho".

O idoso possui, portanto, duas grandes lacunas de higiene e saúde pública.

Primeira, a de desconhecer que no acto de tossir e de espirrar, normalmente se usa o braço ou a mão para evitar o projecto de perdigotos/muco, e consequentemente de microorganismos para cima de pessoas nos arredores.

Segunda, é a utlização, e principalmente a não renovação/lavagem de lenços usados na limpeza das fossas nasais. É facto conhecido que o idoso, para além da dificuldade na utilização do comando e do telemóvel, nunca ouviu falar de uma invenção bastante engenhosa do ser humano chamada lenços de papel!!Pessoa que se queira introduzir no Mundo do Reformado tem que saber que para aliviar as fossas nasais e faringe têm que saber manejar o lenço de pano com destreza. Saber como abri-lo, levantá-lo ate ao nível do queixo e depois atacar o lenço num movimento descendente sem lugar a hesitações.

Para além de tudo isto, no que diz respeito às leis de etiqueta do reformado num autocarro, é forçoso saber dispor do espaço do corredor para colocar os sacos de compras do Pingo Doce. O importante é deixar o menor lugar possível de passagem aos outros passageiros!Se se conseguir fazer com que o saco das batatas penda instavelmente para o lado do corredor melhor ainda!

Um grande abraço a todos os velhinhos deste Portugal. Obrigado pelo ar familiar que dão aos transportes públicos por esse país fora e pela classe com que pronunciam a palavra chófere!

Adoro-te avó!!Só não me dês mais pijamas este Natal!Especialmente daqueles com ursinhos e renas!

Sem comentários: