quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril


Hoje é dia de Revolução!Hoje é dia de Liberdade!

Uma revolução de mentes livres...porque a revolução nasce e vive nas nossas mentes, nos nossos ideais e nas nossas acções!

Hoje, é dia 25 de Abril, hoje comemora-se a célebre data em que se deu voz aos portugueses depois de anos e anos de silêncio!Comemora-se o dia em que se acendeu a luz da esperança nos espíritos dos portugueses depois de uma era sombria e corrompida pelo medo.

As pessoas abriram as suas janelas, abriram as suas portas e correram para as ruas, celebrando a mudança, vivendo uma revolução que lhes trazia, pela primeira vez, a liberdade de conduzirem as suas vidas da maneira que achassem melhor.

Eu, nascida na década de 80, não vivi o 25 de Abril, apenas posso falar e sentir segundo o que vi na televisão e segundo o que me contaram as pessoas que o viveram. Mas gostaria de saber, gostaria de conhecer a sensação de conhecer a liberdade depois de viver sem ela durante tanto tempo, tanto tempo que já era díficil reconhecê-la. Ou mesmo ,de nunca a ter vivido antes.
Ser como um pássaro dentro de uma gaiola, a quem um dia, me abrem a porta e me deixam livre para voar para onde os ventos me quiserem levar!

É mesmo verdade que só damos valor a algo quando não a temos. Hoje, as pessoas tomam tudo como garantido, tudo está ao alcance de todos, ou quase todos. E, muitas pessoas esquecem-se de datas como o dia 25 de Abril, porque já lá vão muitos anos e a memória é curta, ou simplesmente porque se desinteressaram de celebrar algo tão banal como viver numa Democracia.

Alguns jovens consideram o 25 de Abril como um dia semelhante aos outros(é bom porque é feriado!), porque não o viveram. Esquecem-se que a Liberdade é de todos para todos!

Talvez ainda tenhamos um grande caminho a percorrer até sabermos compreender e usar a Liberdade de que usufruímos hoje da maneira mais correcta!Mas, enquanto ela existir, teremos sempre a possibilidade de evoluir, de fazer de cada um dos nossos dias uma Revolução!

"A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade" John Locke

Sem comentários: